A importância da mastigação para saúde da mulher grávida2 minutos de leitura

por Maria Vitória Flor

Entenda por que a mastigação é tão importante para a saúde do nosso organismo, em especial das mulheres grávidas.

A mastigação, ou ação de morder, triturar e pasteurizar o alimento, é considerada uma das funções mais importante do sistema digestório. Corresponde à fase inicial do processo digestivo e tem como objetivo a degradação mecânica dos alimentos, reduzindo-os a um tamanho adequado para serem deglutidos.

Para que a mastigação aconteça de maneira benéfica para o organismo, os alimentos devem ser bem triturados de forma que as partículas sejam expostas ao suco gástrico e às enzimas do estômago, que vão digerir os alimentos e absorver os nutrientes de maneira saudável e eficaz pela nossa mucosa intestinal.

Ao mesmo tempo, a mastigação ineficiente pode causar desconforto como gases, azia, queimação, empachamento e má absorção de nutrientes como as vitaminas e minerais.

Durante o processo de mastigação é essencial dar maior importância para as frutas e os vegetais crus, pois eles possuem uma membrana de celulose indigerível em torno de suas porções nutritivas, que deve ser quebrada antes que se utilize o alimento.

Vale ressaltar que verduras e frutas consumidas cruas devem ser higienizadas da seguinte forma: selecionar o que for consumido, colocar em uma bacia com água e solução clorada (a cada 1 litro de água, colocar 1 colher de sopa de água sanitária) por 15 minutos, após esse tempo lavar em água corrente e estará pronto para consumir.

Evite consumir alimentos crus em locais que não sabe como foram preparados.

Mastigação e saciedade

E não é apenas no processo digestivo que a mastigação é importante. Quando se mastiga bem os alimentos, a sensação de saciedade é maior e mais instantânea. Ou seja, a pessoa se sente saciada com uma menor quantidade de alimentos e isso ajuda no controle da quantidade ingerida.

Além de todos os benefícios para a saúde, com uma mastigação mais compassada os sabores dos alimentos também ficam mais intensos e você aprecia melhor as refeições. Confira algumas dicas nutricionais para mastigar bem os alimentos:

  • Controle a velocidade de alimentação;
  • Mastigue cada garfada 15 vezes antes de engolir, e aumente gradativamente;
  • Descanse os talheres no prato entre cada porção de alimento ingerido;
  • Espere 15 segundos entre cada porção de alimento e repita.

Mudanças de comportamento não são é fáceis nem rápidas. Enquanto se adquire novos hábitos e se alteram os antigos, deve-se notar e avaliar os aspectos positivos para que funcionem como reforço nesta mudança.

Cada organismo possui sua particularidade, que deve ser levada em consideração. Por isso, é sempre importante procurar um nutricionista, para que ele monte um planejamento alimentar de acordo com cada individualidade e necessidade.

Gostou do texto? Deixe um comentário. Para ler mais sobre gravidez e saúde navegue pelo site Nove Meses.

0 Comentário

Você também pode se interessar por:

Envie o seu comentário