No autocuidado está a chave para alcançar mais autoestima durante a gravidez, ainda que cada mulher se relacione com a maternidade de forma diferente.

É muito comum que as mulheres se assustem ao pegar o resultado positivo do teste de gravidez. Muitas delas, além da ansiedade, percebem problemas de autoestima nesse momento tão especial para a mulher.

Embora muitas mulheres sonhem com esse momento, sempre surge aquele friozinho na barriga quando descobrem que agora são mães. Como é próprio de mãe, logo pensam nos novos desafios que enfrentarão.

Como será minha vida agora?

O medo do novo é muito comum diante de novas experiências, o que não seria diferente durante a gestação. As mudanças hormonais começam logo após a fecundação. Nesse momento, o corpo feminino prepara-se para gerar o bebê.  

Durante a gravidez é importante investir nos bons relacionamentos, na autoestima e nos cuidados com a saúde. Esses requisitos formam o tripé de uma gestação tranquila e feliz.

No autocuidado está a chave para alcançar mais autoestima. A forma como uma mulher se vê influencia diretamente nos seus relacionamentos, sejam amorosos, familiares ou de amizade.

Cuidados específicos durante a gravidez

Uma dieta balanceada funciona para garantir a saúde na gravidez e o bom desenvolvimento do bebê. Também é essencial para que a amamentação da criança ocorra da melhor maneira possível.

Nessa fase da vida, a mulher deve dar maior atenção à ingestão de ácido fólico, cálcio, ácido ascórbico, ferro, fósforo, cobre, zinco, sódio, magnésio, flúor, iodo e vitaminas B6, A, D, E e K, pois são nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento do feto e prevenção de doenças para a mãe e para o bebê.

Além disso, é necessário manter a alimentação equilibrada e rica em cereais, frutas, legumes, verduras, produtos integrais, carnes, ovos, oleaginosas, laticínios de acordo com as quantidades indicadas pelo médico.

Hidrate-se bem. O consumo de água hidrata o corpo e auxilia no funcionamento do intestino, o que também colabora para manter o bom humor. Afinal, 95% da produção de serotonina, o chamado hormônio do prazer, acontece no intestino.

Caminhadas e contato com a natureza vão ajudar a manter a mente tranquila e o coração em paz. Busque o silêncio e afaste-se do barulho, isso contribui para o desenvolvimento gestacional e o relacionamento entre mamãe e bebê.

Como consequência, a paz conquistada pelos bons hábitos de saúde para mente e corpo trazem noites bem dormidas, beleza, autoestima e uma gravidez saudável e feliz.

Gostou do texto? Compartilhe! Se quiser, pode ler mais textos sobre gravidez e saúde publicados no Nove Meses.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here